SETE
O Parque da Cidade de Guimarães foi o local escolhido para a apresentação de Sete, uma criação original do coletivo Outra Voz, com sessões que aconteceram nos dias 29 e 30 de junho de 2019.
Com encenação de Sandra Barros, esta foi uma celebração com música composta, coletivamente e em exclusivo, para esta nova criação. A cenografia ficou a cargo do artista plástico Daniel Costa e a acompanhar esteve um ensemble de sopros, percussão e gaita de fole sob a direção do músico vimaranense Rui Souza e um grupo de jovens cantores da Academia de Música de Guimarães, dirigidos por Marisa Oliveira, num cruzamento geracional que ia dos seis aos 80 anos em cerca de 120 intervenientes.
“É um espetáculo que parte do que faz de cada um de nós um ser humano absolutamente único e incrivelmente semelhante a tantos outros. Andamos entre cá e lá…entre o preto e o branco, o bem e o mal, o medo e a coragem, a luz e a sombra, a multidão e a solidão, a memória e o tempo que corre veloz…e pelo meio, desprendemos o som e a voz, como quem deixa migalhas pelo caminho para saber regressar”(comentário de um elemento do grupo)
A Outra Voz é um grupo de comunidade dedicado à expressão e exploração vocais a partir da música de tradição e transmissão oral. Criada em julho de 2010, a partir da Área de Comunidade da programação da Capital Europeia da Cultura 2012, constitui o único projeto artístico que permaneceu para além da realização deste grande evento.
Constituída em 2013 como Associação Cultural sem fins lucrativos, realiza ensaios em várias freguesias de Guimarães onde se ligam mais de 100 elementos.
FICHA ARTÍSTICA
DIREÇÃO ARTÍSTICA, DRAMATURGIA E ENCENAÇÃO: Sandra Barros
DIREÇÃO DE PROJETO: Carlos A. Correia
DIREÇÃO MUSICAL/ARRANJOS: Rui Souza
DIREÇÃO CORAL: Madalena Gonçalves
CENOGRAFIA: Daniel Costa
DIREÇÃO CORAL: Madalena Gonçalves
CENOGRAFIA: Daniel Costa
DESENHO DE SOM: João de Guimarães
FIGURINOS: Sofia Leite
ADEREÇOS: Isabel Oliveira
CRIAÇÃO ORIGINAL/PRODUÇÃO: Outra Voz
MÚSICOS:
Eugénia Martins (saxofone), Flávio Pereira (trompete), Beatriz Mendes (trombone), Pedro Botelho (tuba), Pedro Almeida (Percussão, Gaita-de-fole), Pedro Gonçalves (Percussão).
INTÉRPRETES:
Adelaide Pereira, Alexandre Moreira, Alexandre Teixeira, Alexandrina Freitas, Alice Cardante, Ana Alice Baptista, Ana Pereira, Ana Maria Pimenta, Ana Maria Abreu, Anabela Ribeiro, António Silva, António Pinto, Armando Fernandes, Branca Castro, Camila Macedo, Casimiro Martins, Casimiro Gomes, Carla Silva, Carmen Silva, Carmo Almeida Ribeiro, Carolina Ferreira, Carolina Marinheira, Celeste Pinto, Cristina Magalhães, Conceição Costa, Conceição Ferreira, Conceição Oliveira, Daniel Henriques, Delfina Castro, Domingos Ribeiro, Emília Pereira, Francisco Faria, Filomena Gonçalves, Guilherme Dias, Helena Sousa, Isabel Lemos, Isabel Oliveira, João Faria, José Amadeu Ferreira, José Carlos Silva, João Miguel Lima, Jorge Almeida Ribeiro, José Flávio Cunha, Laura Lopes, José Maria Gomes, Josefa Matos, Josefina Araújo, Laurinda Salgado, Ludovina Silva, Ludovina Martins, Manuel Cunha, Manuel Gonçalves, Maria Conceição Araújo, Maria Anjos Vinhas, Maria Antónia Lopes, Maria Carmo Baptista, Maria Conceição Martins, Maria José Lima, Maria Moreira Pinheiro, Maria Jesus Mendes, Maria Esperança Silva, Maria Fátima Machado, Maria Fernanda Castro, Maria Serafina Ribeiro, Teresa Marques, Victor Abreu