PROJECTO EDUCATIVO CENTRO DE ARTE OLIVA

Entre 2017 e 2021 a BURILAR foi responsável pela implementação e coordenação do projeto educativo do Centro de Arte Oliva, conjuntamente com a direção artística a cargo de Andreia Magalhães.

EIXO 1 – PLANEAMENTO ESTRATÉGICO

- Orientação estratégica da ação do serviço educativo, nos campos da prática pedagógica/educativa VS prática artística, formação, investigação e interação com a sociedade.

- Elaboração de propostas e pareceres relacionadas com planos, programas, projetos e atividades a desenvolver pelo serviço educativo nomeadamente projetos com escolas, visitas orientadas às exposições, oficinas artísticas, programas de férias, laboratórios experimentais, cursos para professores, etc…

- Conceber respostas às necessidades e aos desafios do programa artístico definido anualmente na relação com o contexto onde se insere.

- Acompanhamento e avaliação das ações de acordo com plano estratégico e prioridades definidos com a direção artística.

1.1. – EQUIPA DE MONITORES DO SERVIÇO EDUCATIVO

- Conceção e orientação de estratégias e metodologias inerentes aos processos de trabalho da equipa de monitores do serviço educativo. Armazenamento de materiais e conteúdos em suporte digital para consulta pública.

- Supervisão e monitorização dos conteúdos pedagógicos e artísticos de visitas e oficinas às exposições e de outros projetos com escolas ou inerentes à ação com públicos do serviço educativo, nomeadamente, guiões de visita, planos de trabalho de oficinas artísticas, materiais de comunicação, etc…

- Formação e atualização de práticas com os elementos da equipa de monitores, através de reuniões periódicas e avaliação contínua.

- Acompanhamento e avaliação das diferentes acções.

1.2. – EQUIPA DE COLABORADORES – assistentes de sala e outros colaboradores

- Desenvolvimento de estratégias e processos de relação com os públicos e definição de posicionamentos que correspondam ao enquadramento institucional pretendido.

- Orientação de dinâmicas e metodologias de acolhimento e relação com públicos diversos.

- Formação e atualização de procedimentos para com os públicos da instituição e de modo a estabelecer uma prática comum interna que otimize a relação de trabalho.

- Acompanhamento e avaliação das diferentes acções.

EIXO 2 – CONCEÇÃO E REALIZAÇÃO DE UM PROGRAMA DE PRÁTICAS EDUCATIVAS E PRÁTICAS ARTÍSTICAS

- Conceção de um programa de formação para professores a partir do projeto “De Lápis na Mão” que se pensa a partir da aproximação do educativo com o artístico na sua relação com os professores e consequentemente com os alunos e o sistema escolar.

- Conceção de um programa de formação para diferentes públicos a partir do projeto “Máquina desobediente” que se pensa a partir da aproximação do educativo com o artístico na sua relação com as famílias, o visitante individual ou com outros grupos que se considerem pertinentes de integrar e consequentemente repensa as lógicas institucionais na sua relação com os públicos de uma forma abrangente.

- Conceber um programa de ativação a par dos ciclos expositivos, que potencie a relação com o visitante espontâneo da Oliva.

- Articulação deste projeto com outros projetos do programa do serviço educativo que possam potenciar o posicionamento global da ação do mesmo junto dos diferentes públicos.

- Acompanhamento e avaliação dos projetos.